domingo, 29 de agosto de 2021

Nossa cultura é muito rica - vamos de folguedo?

 Você conhece a história do BUMBA-MEU-BOI?


Esse ano ao associar os conteúdos de Arte com História temos tratado da nossa colonização, da miscigenação, das influências culturais portuguesa, indígena e africana e ainda a cultura dos diversos imigrantes que formaram nosso povo, assim, do jeitinho que ele é, nessa mistura linda!!!

Em uma das atividades trabalhamos o folguedo do Bumba-meu-boi.

Após a contextualização histórica tratando de nossas raízes culturais e artísticas eu contei pra turma a sobre a história de um tradicional folguedo da cultura brasileira: o bumba-meu-boi.

Se você quiser ler um pouco mais sobre isso poderá acessar o link: Bumba-meu-boi e/ou assistir ao vídeo completo que eu gravei e está disponível no meu Canal do Youtube: Aula de Arte: Bumba meu boi

Agora clica aí pra assistir a minha contação 👇 e deixe seu comentário no final, vou adorar ler seu recadinho.





Aguarde que em em breve vou postar as atividades realizadas pelos alunos como continuidade desse projeto. Tem cada produção linda!😍

Por: Patrícia A. Proscêncio

sábado, 28 de agosto de 2021

Aprendendo com as sílabas


Vamos nos movimentar para aprender a classificação das sílabas?


Nesse vídeo propus uma atividade que foi realizada pela turma utilizando a classificação das sílabas em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas e associada ao movimento.

A atividade consistiu em:

a) Explicar para a turma a classificação das sílabas em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

b) Solicitar que caminhassem pelo espaço onde estivessem e identificassem objetos que seriam classificados em seu nome em: monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas e separar as sílabas com palmas: 👏uma palma para cada sílaba. No vídeo eu demonstro com alguns exemplos: flor - 1 palma 👏- monossílaba; copo - 2 palmas - dissílaba: co-po👏👏; moringa - 3 palmas - trissílaba: mo-rin-ga👏👏👏; calculadora - 5 palmas - polissílaba: cal-cu-la-do-ra 👏👏👏👏👏.

c) Após realizar essa atividade com os objetos encontrados pelos alunos eles deveriam postar no grupo o que encontraram.

d) Por último fazer a mesma proposta utilizando as sílabas do próprio nome e se, sentissem à vontade poderiam gravar um pequeno vídeo realizando a separação das sílabas, mas ao invés de palmas, deveriam utilizar um movimento com qualquer parte do corpo para cada sílaba do nome. Também faço uma demonstração da proposta no vídeo.

Assista aí e deixe seu comentário sobre o que achou da atividade e acrescente outras sugestões😄

Clique no link para assistir:


                                                                                                                         Por: Patrícia A. Proscêncio


sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Olá!!! Eu sou a professora Patrícia!

Que bom que você está aqui! 

Nesse blog vou compartilhar com vocês um pouco sobre as minhas produções e aprendizagens como professora junto aos meus alunos. 

Também há um espaço para o professor com indicação de leituras que podem nos auxiliar no processo de reflexão sobre nossa própria prática e formação permanente. Nesse espaço compartilharei além de outras publicações também as minhas produções teóricas. 

Desse modo nossos objetivos são:

- Oportunizar a apreciação de práticas desenvolvidas durante o ano de 2021;

- Ofertar material de leitura para professores;

- Realizar um convite à reflexão sobre nossas práticas pedagógicas como um professor pesquisador e reflexivo. 

- Compartilhar ideias e práticas que envolvam arte e o CORPO em movimento na escola, como um ser pensante, crítico e reflexivo, um ser-que-está-no-mundo-com-os-outros (parafraseando Paulo Freire). 

Atualmente estou atuando em uma turma de quinto ano do ensino fundamental na EMEB Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller. 

Em tempos de pandemia, nesse ano de 2021 iniciamos os estudos de maneira remota e atualmente estamos atuando no ensino híbrido. 

Procuramos diversificar ainda mais nossas estratégias de ensino para contribuir para o aprendizado de nossos alunos e que esse aprendizado seja com qualidade. 

Parafraseando Paulo Freire:


Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender...

...porque...

...somos seres inacabados...em construção!

Prof. Patrícia A. Proscêncio


😍😍😍😍😍 Turma do 5A em nosso momento junino na EMEB Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller divididos em dois grupos: Amarelo e Verde.