Vocês se recordam de uma postagem anterior em que a turma do 5º A exercitou seu olhar afetivo e fez registro por meio de fotos de lugares que gostavam, achavam bonitos e acolhedores em nossa cidade?
Ficou realmente muito legal esse registro e se você não viu, vale a pena dar uma olhada: Realizando o projeto sobre o município de Sinop
Veja agora a continuidade desse projeto com o exercício do olhar crítico.
6ª atividade: Os alunos e suas famílias foram convidados a registrar por meio de fotografias imagens que representassem situações de fragilidades e que estejam merecendo atenção tanto pela
administração pública como da conscientização da própria população.
O resultado foi impressionante: Nossos pequenos cidadãos trouxeram problemáticas relevantes e que gerou muita discussão em sala de aula.
Com as fotos (que vocês irão ver na sequência) discutimos e elaboramos uma tabela para verificar qual foi o aspecto que mais chamou a atenção deles. Dentre os problemas abordados estão aqueles relacionados à saúde, a falta de infraestrutura nos bairros, o desmatamento, o trânsito e o que obteve maior destaque foi a questão do LIXO.
Frase e foto de Anthony Tenroller:
"Essa é a rua da minha casa, o asfalto não termina há mais de meses".
Foto e frase de Pedro Henrique da Silva Silveira:
"Nosso olhar crítico é sobre a saúde que tem muito que melhorar".
Foto e texto de Gustavo Henrique Silva dos Santos:
"Meu olhar crítico é o desmatamento da nossa natureza. Desde pequeno meus pais me ensinaram a cuidar da natureza e levo isso muito a sério. Mas, infelizmente muitas pessoas não ligam para isso. O que é uma pena, procuro sempre estar por dentro desse assunto. Quando vejo que tenho oportunidade de falar sobre o desmatamento ou outros assuntos parecidos com esse, eu explico, dou dicas e ajudo a cuidar da natureza"
Foto e frase de Gabriel Medeiros Monteiro:
"Essa foto é da rua da minha casa, esse vazamento é em frente de onde moro. Minha mãe já ligou pra falar, a vizinha da frente já fez o mesmo, só que até agora o departamento que cuida e deveria estar preocupado com o desperdício de água potável não veio pra resolver. Então o que eu não gosto é o descaso com o que deveria ser prioridade."
Foto e frase de Guilherme Martins Duarte:
"Após a pavimentação asfáltica do meu bairro, os encanamentos de água danificam-se com facilidade, causando buracos e remendos nas ruas."
Foto e frase de: Luiz Guilherme Dreier
"Cruzamento entre a rua dos Eucaliptos e rua Margaritas, onde passam pessoas e muitos acidentes de trânsito acontecem."
Os alunos concluíram que, principalmente, o LIXO é um problema de todos e que causa muitos danos à população. Assim, pensar essa situação em nossa cidade é também dever de todos e que muitas vezes é a população que não está cumprindo o seu papel.
Foto e frase de Lucas Kirsch Rolim:
"Esse é o valetão localizado na avenida das Itaúbas. Ele não poderia encher de sujeira porque senão vai entupir as entradas dos bueiros e a água poderá ficar parada e criar mosquitos que transmitem a dengue".
Foto e frase de Carlos Eduardo Costa:
"Meu olhar crítico é sobre as pessoas que não cuidam da natureza. Essa paisagem poderia ser linda, mas não há preservação."
Foto e frase de Pedro Henrique dos Santos Stanghilin:
" Essa é a frente da minha casa. Cheia de lixo que as pessoas jogam (os próprios vizinhos jogam lixo). A prefeitura limpa, poucos dias está igual. Então a falta de educação das pessoas é muito grande."
Foto e frase de Luiz Eduardo dos Santos Damasceno:
"Lixo jogado pelos próprios moradores no terreno em frente da casa."
Foto e frase de Sophia Laura Ribeiro do Carmo:
"Lixo, lixo e mais lixo, se você ver algo parecido junte! Ou se jogar junte também! Não é só você que passa pela rua, é o mundo inteiro. Juntos conseguimos uma cidade limpa."
Após as discussões entre os alunos, mediadas pela professora, os
estudantes irão pesquisar quais são as ações que estão sendo realizadas pela
gestão pública que tem buscado ao menos minimizar as fragilidades evidenciadas
em suas pesquisas.
Ainda, acharam importante pensar juntos em sugestões de ações que podem contribuir para a conscientização da população.
E, claro, estamos agora organizando a nossa Mostra Pedagógica...
Mas isso vai ficar para uma próxima postagem!
Continue nos acompanhando!!!