quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Relembrando...

Ao final do primeiro semestre...

                ... eu, juntamente com a turma elaboramos um vídeo (encontra-se ao final dessa postagem) com algumas das atividades realizadas ao longo do semestre e também com depoimentos dos alunos.

Tenho valorizado bastante em nossas aulas as diversas formas de linguagens, ou seja, as formas de comunicação e expressão do nosso aluno, seja por textos, pela oralidade, pela expressão corporal e artística.

Sempre procuro realizar as propostas de forma interdisciplinar em que os conteúdos dos componentes curriculares possam ser articulados.

O resultado tem sido muito bacana, pois temos alunos se destacando e melhorando na forma de escrita, pela arte, pela fala, e sentindo-se mais motivados à participar ativamente. Compartilho com vocês um pouco de nossas vivências nesse sentido:

Produzindo uma obra artística coletiva inspirado na obra de azulejaria de Adriana Varejão

Aluno Lucas Kirsch Rolim

Aluno Pedro Henrique dos Santos Stanghilin

Aluno Renaldo Dolce
Grupo amarelo

Obra: "Miscelânea Arquydia: naves artísticas" - 2021
Artistas: alunos do 5º ano A
Materiais utilizados: tintas, lápis preto, lápis de cor, papéis, cola. Técnica de desenho, pintura e colagem.

Grupo verde

Leitura de poema no momento junino da escola pelos alunos Guilherme Martins Duarte e Lucas Kirsch Rolim (foto):

Aluno Lucas Kirsch Rolim recitando poema no momento junino da escola


Finalizando nosso semestre:



Para assistir ao vídeo em outra janela clique aqui: Finalização primeiro semestre 5A



Contação de histórias na escola por mim: professora Patrícia Proscêncio, realizado no Momento Junino para todas as turmas

Link para acesso: Contação de história

A história escolhida foi "Fogo no Céu" de Mary França e Eliardo França - uma história de festa junina como convite à reflexão sobre os perigos de soltar balões.

Não esqueçam de deixar seus comentários e se quiser acompanhar as próximas postagens clique em seguir!!!

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Realizando o projeto sobre o município de Sinop

 Continuando as atividades do mês de setembro...aniversário de Sinop

A arte da fotografia nos permite registrar momentos importantes, registrar aquilo que é belo aos olhos e ao coração, sob a perspectiva do fotógrafo e, ainda, compartilhar esse olhar com o outro. Algumas imagens foram tiradas pelos próprios alunos. Outros eles escolheram de outros fotógrafos (desculpe-nos por não ter os créditos...se for de alguém que conheçam deixem nos comentários que acrescentaremos). Essa foi nossa proposta nessa atividade:

👇👇👇

4ª atividade: Registrar por meio da fotografia um local da cidade em que os alunos e sua família se sentissem acolhidos, gostassem de ir, achassem bonito...e ainda deveriam criar uma frase ou mini texto sobre o local.

Vejam como ficou muito bonito!!!😍



Foto e frase de Guilherme M. Duarte: "Amo minha casa, pois ela me protegeu de ventos fortes, chuvas e me dá muito conforto."

Foto e frase de Luiz Eduardo dos Santos Damasceno: "Pista de caminhada, caminhar faz muito bem à nossa saúde, vamos todos praticar!



Foto e frase de Gabriel Medeiros Monteiro: " Árvores na lateral da minha casa: aqui eu brinco todo fim de tarde com meus amigos, e além de desfrutar da sombra, temos o balanço. Cuidem da natureza!

Foto e frase de Pedro Henrique dos Santos Stanghilin: "Árvore de ipê florida: Essa árvore de ipê fica no caminho da escola, nessa época do ano ela dá flores brancas e fica muito linda!"

Foto e frase de Lucas Gabriel: "Praça Tarumãs - Aqui eu venho quase todo domingo com minha família para tomar tereré". 

Foto e frase de Evelyn Mayane dos Santos Moraes: "Lago do Aquarela: aqui é onde passamos os finais de semana apreciando a natureza."

Foto e frase de Pedro Henrique da Silveira: "Aqui é um lugar que já fui com minha família, um bom lugar para se distrair, brincar e passear. Nasci nessa cidade maravilhosa que eu amo muito!"



Foto e frase de Anthony Tenroller: "Aqui é um lugar para andar de skate e conversar. Eu e meu pai viemos 1 ou 2 vezes por semana. De vez em quando minha mãe vem conosco."


Foto e frase de Gustavo Henrique da Silva dos Santos: "Essa é a nossa cidade Sinop, a cidade mais amada do Brasil. Aqui eu fiz amizades e aprendi a amar o próximo e respeitá-los. Amo muito essa cidade!" 


Foto (do facebook da escola) e frase de Lucas Kirsch Rolim: Essa é minha escola, lugar onde venho adquirir conhecimento e fazer amizades. Gosto muito da minha prof."


Foto e frase de Maria Julia dos Santos Carvalho: "Catedral Sagrado Coração de Jesus: um dos maiores pontos turísticos da cidade."


Foto e frase de Brenda Vitória Figueiredo: "A praça da Bíblia é um lugar onde gosto de passar o final de semana com os amigos."

Foto e frase de Maria Clara da Silva Walker: "Aquarela, gosto de vir aqui com minha família para aproveitar o dia"


Foto escolhida por Renaldo Dolce: "Esse é meu lugar favorito que eu gosto de ir."

Foto e frase de Carlos Eduardo Costa: "Eu gosto muito de vir aos domingos com minha mãe na praça da Bíblia"



domingo, 19 de setembro de 2021

Escola... professor... conhecimentos...estudantes...vida!!!

Vamos refletir professor!?

A escola deve ser o local para ampliar o repertório de nossos estudantes, para que eles descubram suas potencialidades, construam conhecimentos, superem limitações.

EMEB. CENTRO EDUCACIONAL LINDOLFO JOSÉ TRIERWEILLER

O professor é o mediador, ele é quem lhes apresenta o mundo dentro dos muros da escola e aprende junto. Escola essa que não é isolada do mundo... portanto, os professores preparam pra vida e a escola é a própria vida.

Prof. Patrícia A. Proscêncio no laboratório de ciências com sua turma - 5A

Deve-se partir dos conhecimentos prévios, ou seja, aqueles que o aluno já traz consigo, porém é preciso caminhar para além. Muitas vezes o aluno diz que só gosta de uma coisa porque não conhece outras... porque ainda não teve oportunidades para conhecer outras...

Turma 5A realizando atividades em sua sala

Então...o professor...orienta seu aluno nessa descoberta e lhe apresenta diariamente milhares de outras possibilidades...

Prof. Patrícia e sua turma - grupo amarelo - no momento junino da escola

Eu, como professora, posso e vou (pois sou humana) me entristecer, ficar irritada... porém, não posso nunca perder o fascínio e a emoção ao acompanhar a aprendizagem dos meus alunos. Se eu não me mostrar interessada...eles não se interessarão, se eu não estiver motivada...eles não se sentirão motivados.

A escrita desse texto é minha, porém, ela foi construída ao longo de minha formação em diálogo constante com autores como Piaget, Vigotsky, Paulo Freire, Libâneo, Saviani, Alarcão, Schon, Assman e outros, não menos importantes que esses citados, muitos outros.


A formação do professor nunca termina

100 anos de Paulo Freire
Fonte: Facebook


segunda-feira, 13 de setembro de 2021

5º A - Nossa aula no laboratório de Ciências: aparelho digestivo, respiratório e circulatório

 

Aula de ciências no laboratório da escola 

💓😍

Nessa aula os alunos do 5º ano A estiveram no laboratório de Ciências da escola. Aqui pudemos visualizar cada parte dos sistemas respiratório, circulatório e digestivo, conteúdos já estudados em sala de aula, mas que foram elucidados nesse momento. 


Laboratório de ciências da escola - 5ºA

Os alunos foram divididos em dois grupos para que pudéssemos respeitar todos os protocolos de segurança.



                        Laboratório de ciências da escola - 5ºA



Professora Patrícia A. Proscêncio manipulando o boneco e explicando os conteúdos aos alunos. 


A professora revisou junto aos alunos os conhecimentos adquiridos, foi utilizado o boneco do corpo humano. Ela manipulou cada um dos órgãos relembrando sua funcionalidade em nosso corpo, desmontando e depois montando cada qual em seu lugar.

  

Boneco do corpo humano após a montagem. 


quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Concursos de contos - 5A aluno premiado e professora destaque

Gente! Olha que alegria!!!


Dia 04/09 tivemos a premiação do Concurso de Contos realizado pela Academia Sinopense de Ciências e Letras realizado nos Eventos de aniversário da cidade no auditório do Centro de Eventos Dante de Oliveira.


Luiz Gustavo recebendo seu prêmio

Nada mais, nada menos do que o nosso aluno querido aluno Luiz Gustavo Lino de Souza integrante da nossa turma do 5º ano A recebeu o prêmio de 3º colocado.

😍

Alunos ganhadores e suas professoras junto aos membros da ASCL

Fonte: Página redes sociais secretaria de Educação


Fonte: Página redes sociais secretaria de Educação

Luiz contou a história da sua família em seu texto, família essa que estava lá no auditório do Centro de Eventos Dante de Oliveira acompanhando essa conquista.


Auditório do Centro de Eventos Dante de Oliveira: professoras destaque no momento da premiação.

Eu como professora também recebi premiação! 😍
Fruto do nosso trabalho diário, de acreditar no potencial de nossos alunos e incentivá-los!

Diretor de Cultura, professoras destaque e Secretária de Educação
Fonte: Página redes sociais secretaria de Educação

👏👏👏


Professora Patrícia Proscêncio e seu aluno Luiz Gustavo Lino de Souza 

👏 👏👏

Luiz foi premiado pelo conto que escreveu. Eu fico honrada em ser a professora dele nesse momento, o Luiz é fruto de uma construção de anos, de outros professores e da sua família, que se somam à minha participação e ao incentivo da equipe pedagógica de nossa escola.


NOSSA TURMA É FERA!!!!


É o que eu digo pra vocês minhas lindezas

❤️👇🏼

Explorem o que vocês têm de melhor e trabalhem diariamente para superar o que vocês AINDA não conseguem!!!

Não precisamos ser os melhores em tudo, mas sim fazer o melhor que podemos naquilo que nos propusemos. 

NOSSA ESCOLA É SHOW!!!

Durante o momento cívico na escola, Luiz foi convidado pelo diretor Ednaldo Saran a ler seu conto para os alunos da escola💓




Por: Patrícia A. Proscêncio


sábado, 4 de setembro de 2021

Dia D na escola

Parabéns aos nossos professores de Educação Física: Miguel, Solange, Adriana e Juliana. 

👏👏👏


Nos dias 31/08 e 01/09 foi realizado em todas as escolas do município o Dia D, uma organização dos professores da Educação Física em comemoração ao dia do profissional da Educação Física e relembrando a todos a importância da realização de atividades físicas.

Seguindo todos os protocolos de segurança nossa Escola também aderiu a esse importante Movimento. As crianças foram distribuídas pela quadra da escola, cada um em seu lugar marcado com uma fita crepe e realizaram as atividades propostas pelos professores. 

Prof. Miguel liderou as atividades. Veja alguns trechos dessa Escola em movimento. 

💃💃💃









Além disso também tivemos a satisfação em assistir o artista Max 

👏👏👏 



Por Patrícia A. Proscêncio



sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Aniversário do município de Sinop

Nesse mês de setembro...

...além das comemorações da semana da Pátria (7 de setembro) estamos iniciando o projeto em comemoração ao aniversário da cidade de Sinop (14 de setembro).

Para a turma do 5º ano A já começamos a realizar diversas atividades relacionadas a esse tema e envolvendo praticamente todas as disciplinas.

1ª atividade: Para aprendizagem de pesquisa os alunos fizeram uma visita à biblioteca para consultar no dicionário físico o significado de algumas palavras relacionadas ao tema História de Sinop como: pioneiro, fundação, município, entre outras. A professora orientou como buscar as palavras por ordem alfabética.

2ª atividade: Para aprendizagem de pesquisa em meio virtual, foram ao laboratório de informática. Os alunos foram orientados a pesquisar informações sobre o município. A professora elaborou um roteiro de questões e direcionou em que links poderiam acessar essas informações.





Os alunos com o auxílio da professora pesquisaram, fizeram suas anotações e depois transformaram essas informações em um texto. 

3ª atividade: Os alunos assistiram aos slides apresentados em sala com explicação da professora e analisaram as fotos históricas discutindo sobre a evolução e crescimento de nosso município.




Em sala os slides foram apresentados em powerpoint e depois transformados em vídeo. Você pode assistir clicando aqui: Fotos históricas de Sinop



Informações importantes: 


4ª atividade: Os alunos irão registrar por meio de fotos um local da cidade e escrever uma frase sobre esse local com o tema: Município de Sinop.


Foto do aluno: Luiz Eduardo dos Santos Damasceno - Pista de caminhada

Frase elaborada por ele: "Caminhar faz muito bem a nossa saúde, vamos todos praticar!"


5ª atividade: Estudo da letra do Hino de Sinop. Os alunos fizeram a leitura da letra do hino e circularam as palavras que desconheciam. Juntamente com a professora com o dicionário virtual aberto em sala pesquisaram o significado dessas palavras e depois cantaram o Hino acompanhando a letra. 


HINO DE SINOP

Como um prêmio ao labor pioneiro

 

Tu, SINOP, te ergues viril,

A mostrares, no porte altaneiro

O retrato de um novo Brasil

 

Tens escrita, na selva, a história

De um combate inspirado no amor,

Que, agora, revive a vitória

Do teu povo, feliz lutador.

 

SINOP terra querida

 

Em ti, nosso amor constante.

Ilumina tua vida

Sempre alegre e triunfante.

 

Mato Grosso as fez teu acesso

À conquista de nova fronteira,

Para dares riqueza e progresso

Aos rincões da Nação Brasileira.

Tua gente, na paz, na alegria,

Irmanada ao trabalho, a sorrir,

É certeza da luz que anuncia

Alvorada de belo porvir.

 

Sinop, terra......

 

 Tuas ruas, praças e templos,

Em lugar da floresta imponente,

Dão à pátria soberbos exemplos

De trabalho fecundo e valente.

No sem fim da Amazônia selvagem,

 

És o marco da fé que conduz

O Brasil à visão da imagem

Do ideal que teu nome traduz

  

Sinop, terra.....

 

É certeza da luz que anuncia

Alvorada do belo porvir.

 

Tuas ruas, praças e templos,

 

Em lugar da floresta imponente,

Dão á Pátria soberbos exemplos

De trabalho fecundo e valente.

No sem fim da Amazônia selvagem,

 

És o marco da fé que conduz

O Brasil à visão da imagem

Do ideal que teu nome traduz

Por: Patrícia A. Proscêncio

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Atividades sobre o bumba-meu-boi

Você sabia...

...que o bumba-meu-boi é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)?

Surgiu na região Nordeste no século XVIII, época em que o gado era de extrema importância na economia local. Além disso, o boi é um animal com diferentes simbologias ao longo da história, o que contribuiu para o seu protagonismo no folclore regional.

auto do boi, conto popular passado por gerações traz o seguinte enredo:

Mãe Catirina e Pai Francisco é um casal de escravizados que vive em uma fazenda no sertão. Grávida, Catirina sente o desejo de comer a língua do boi mais bonito do dono da fazenda. Para satisfazer o desejo de sua mulher, Pai Francisco rouba o boi preferido do dono da fazenda, mata o animal e retira a língua para que sua esposa possa comê-la.

O vaqueiro fica sabendo do roubo e da morte do boi e avisa seu patrão. Enfurecido, o dono das terras jura vingança e parte em busca do casal. No fim do auto, os personagens conseguem ressuscitar o boi, e, como agradecimento, o dono da fazenda promove uma festa.

O auto do boi retrata as diferentes visões sobre o boi e a sua imponência. Para os escravizados e trabalhadores rurais, o animal era companheiro de trabalho e sinônimo de força. Para os proprietários de fazendas, investimento seguro e uma fonte de renda.

Texto extraído de: 

CAMPOS, Lorraine Vilela. "Bumba meu boi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/folclore/bumbameuboi.htm. Acesso em 01 de setembro de 2021.

Para saber mais acesse: Bumba-meu-boi

Entrelaçando saberes, a professora após a contextualização e a dramatização da história, apresentou um vídeo para apreciação de como a dança acontece e, ainda, desenvolveu com os alunos a criação. Cada aluno teve a possibilidade de fazer o seu boi, representando-o por meio do desenho ou de escultura feita com rolinho de papel higiênico.

Confira algumas das produções a seguir:


Desenho de Guilherme Martins Duarte
            Escultura de Nicolas Tauchert



Produção dos alunos no vídeo a seguir. Ficou show!!!
Clique: Produção 5A: bumba-meu-boi






Vídeo completo com mais explicações da professora, acesse o link: Aula de arte: finalização

Por: Patrícia A. Proscêncio