Vamos refletir professor!?
A escola deve ser o local para ampliar o repertório de nossos estudantes, para que eles descubram suas potencialidades, construam conhecimentos, superem limitações.
O professor é o mediador, ele é quem lhes apresenta o mundo dentro dos muros da escola e aprende junto. Escola essa que não é isolada do mundo... portanto, os professores preparam pra vida e a escola é a própria vida.
Deve-se partir dos conhecimentos prévios, ou seja, aqueles que o aluno já traz consigo, porém é preciso caminhar para além. Muitas vezes o aluno diz que só gosta de uma coisa porque não conhece outras... porque ainda não teve oportunidades para conhecer outras...
Então...o professor...orienta seu aluno nessa descoberta e lhe apresenta diariamente milhares de outras possibilidades...
Eu, como professora, posso e vou (pois sou humana) me entristecer, ficar irritada... porém, não posso nunca perder o fascínio e a emoção ao acompanhar a aprendizagem dos meus alunos. Se eu não me mostrar interessada...eles não se interessarão, se eu não estiver motivada...eles não se sentirão motivados.
A escrita desse texto é minha, porém, ela foi construída ao longo de minha formação em diálogo constante com autores como Piaget, Vigotsky, Paulo Freire, Libâneo, Saviani, Alarcão, Schon, Assman e outros, não menos importantes que esses citados, muitos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário